terça-feira, 15 de setembro de 2015

The Sims - A grande criação de Will Wright

Quais são os limites do design de um jogo? Will Wright, que já havia lançado "SimCity" com Jeff Braun, desejava fazer um jogo onde o jogador podia gerenciar uma família. "The Sims " começou como um simulador de arquitetura, porém, ao adicionar pessoas ao simulador, perceberam que a interação dos "Sims" (como são chamados os habitantes de "The Sims" e "SimCity") era mais interessante que o simulador de arquitetura.
O jogo funciona da seguinte maneira: o jogador cria um personagem, suas características emocionais, roupas, idade (adulto ou criança) e outras simples customizações, que ao passar dos jogos foram ficando mais complexas. Depois disso, ele pode comprar uma propriedade e construir sua própria casa, que mais um aspecto brilhante de jogo. "The Sims", por começar a ser produzido como um sumulador de arquitetura, tem um sistema de criação muito avançado, onde o jogador poderia criar o que quisesse, mas, é claro, com o limite de seu dinheiro, os "Simoleons". O jogo também oferece uma variedade de móveis para a casa, que serão usados pelos "Sims" do jogador.
 Uma vez com a casa pronta, o jogador já pode controlar seu personagem. O objetivo do jogo não é claro: você pode fazer o que quiser com sua casa e seu "Sim", porém, para o seu personagem não morrer, você precisa satisfazer as seguintes necessidades:
Fome pode ser saciada comendo, seja comendo um lanche rápido da geladeira, pedindo uma pizza ou cozinhando alguma coisa, mas, para isso o jogador tem que pagar certa quantia de "Simoleons". Seu "Sim", porém, pode se sentir sozinho, e para isso o jogador tem que fazer amigos, sair com eles, convida-los à sua casa, conversar e ter relações amorosas com outros habitantes de seu bairro. Os "Sims" conversam em "Simlish", que seria a língua do mundo criado por Will Wright. A higiene do personagem é medida pela sujeira que ele está envolvido. Caso tome banhos diários e mantenha a casa limpa, a higiene estará sempre alta, porém caso não lave sua louça e não tome banho por muito tempo, vai se incomodar muito. Energia é acumulada dormindo e descansando em sua cama e gradativamente diminui durante o dia. Diversão pode ser conseguida através de jogos, esportes e conversas. É importante notar que as vezes saciando uma necessidade uma outra irá diminuir. Cabe ao jogador conseguir manter o mais alto possível de cada necessidade.
 O jogador adquire dinheiro com empregos que consegue ao passar do tempo, e pode ser promovido e ter uma carreira, porém tem alguns empregos que tem requisitos, como inteligência. Esses requisitos são aumentados à partir do que seu personagem faz durante o dia, como ler um livro para, no caso, aumentar sua inteligência.
"The Sims" conta também com vários pacotes de expansão, agora conhecidos como "DLCs"(Downloadable Content), que são novas adições ao jogo que expandem o mundo de "The Sims". Um desses pacotes desbloqueia animais de estimação para o jogo, por exemplo. Esse jogo é conhecido por ter muitos pacotes de expansão, o que causou muito descontentamento dos jogadores, que pagaram por um jogo incompleto e ainda tem que descontar mais dinheiro em expansões.
Nos primeiros "The Sims" os jogos muito bem recebidos pelo público e pelas análises mundiais. É conhecido até hoje com um fenômeno, uma coisa que ninguém ainda havia pensado e que deu muito certo. Concedeu a Maxis um alto patamar na indústria dos jogos. "The Sims" é conhecido até hoje como um dos melhores jogos já feitos. Porém, ao passar do tempo, os últimos jogos da série começaram a irritar os jogadores com o alto número de expansões, presentes em todos os jogos da franquia e com a pouca inovação, que não conseguia prender novos jogadores por muito tempo. O último jogo da série, "The Sims 4", vendeu muito pouco. Os altos tempos de espera (conhecidos como "loadings") para carregar várias áreas, poucas inovações e ainda tantas expansões a comprar resultaram num número de vendas muito menor às de "The Sims 3". Com o fracasso dos novos "SimCity" e "The Sims", agravado a saída de Will Wright e a venda baixa de outros jogos, a Maxis chegou ao seu fim.

 Caso queira saber mais dos jogos da Maxis ou da história da própria empresa, mande um comentário e fale conosco no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário